URCA realiza Seminário 200 anos de Karl Marx: Ele ainda nos diz algo?
18 de maio de 2018 - 17:36
A Universidade Regional do Cariri (URCA) realizou na quarta-feira (16/05), o “Seminário 200 anos de Karl Marx: Ele ainda nos diz algo?”, com a mesa de abertura Vida e Obra de Karl Marx, composta pelo Professor de Filosofia da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Francisco José e pelo graduando em História da URCA, Luiz Sousa, tendo como mediadora a graduanda em Ciências Socais da URCA, Gabi Vieira, no Auditório do Instituto Cultural do Cariri (ICC).
Duzentos anos depois, o filósofo continua cercado por todos os lados. Poucos pensadores tiveram tanta força de causar rachaduras dessa forma. Diante de tudo isso, só nos resta perguntar: Afinal, o que esse homem pensa? Quem foi ele, de fato? Há nele alguma relevância para o século XXI? São perguntas importantes, pois um espectro ronda a academia e os movimentos de esquerda da “pós-política. O espectro do marxismo, todas as forças intelectuais do pós-guerra fria se uniram em uma santa aliança para conjurá-lo: Movimentos indentitários e os liberais, os radicais da nova direita e os acadêmicos da econometria.
O evento contou com mesas-redondas, minicursos e um cine-debate, onde foram discutidas questões relacionadas a Marx e o marxismo, assim como os problemas da contemporaneidade. As atividades ocorreram no Salão de Atos, no Auditório do ICC e nas salas do curso de História.
O evento teve a participação e apoio do Departamento de História (DH) do Instituto Cultural do Cariri (ICC) e do Sindicato dos Docentes da URCA (SINDURCA). O CAHIS registra seus agradecimentos.