URCA se destaca no ENADE e Enfermagem – Crato obtém nota máxima

16 de maio de 2025 - 23:37

A Universidade Regional do Cariri (URCA) se destacou no resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), realizado pelo Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Na última avaliação divulgada (ENADE-2023) pelo órgão, os três cursos da instituição que participaram do exame apresentaram notas de destaque e melhoria nos resultados. O Curso de Enfermagem do Campus do Pimenta, em Crato, obteve nota 5 no Conceito Preliminar de Curso (CPC), portanto, a nota máxima para o indicador de qualidade. Já para os cursos de Enfermagem – Iguatu e Engenharia de Produção Mecânica – Juazeiro do Norte, a nota obtida foi 4 (em uma escala de 1 a 5).
Estes resultados são comemorados pela universidade, pois, além dos elevados índices de qualidade, houve uma evolução dos indicadores para todos os cursos: Enfermagem – Crato evoluiu da nota 4 para 5, enquanto os outros dois cursos as notas foram de 3 para 4. Este é o resultado de um trabalho integrado que envolve diversas instâncias da universidade, principalmente setores mais diretamente ligado aos cursos, como as coordenações, os docentes, estudantes e a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Prograd).
Para o reitor da universidade, professor Carlos Kleber Nascimento de Oliveira, este resultado vem corroborar a alta qualidade dos cursos avaliados, aferida pelo MEC/INEP, e parabeniza os estudantes, as coordenações de curso e os docentes, a Pró-reitoria de Ensino e Graduação e todas equipes envolvidas.
Segundo a pró-reitora, Professora Rosely dos Santos, esse trabalho demonstra o empenho da universidade de maior qualificação dos cursos e no incentivo de participação para o exame, os departamentos e coordenações dos cursos, além do envolvimento dos professores. “Temos feito esse acompanhamento constante, com a preparação e orientações sobre os procedimentos”, afirma.
O CPC é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo considera o desempenho de estudantes na prova do Enade, o valor agregado pelo processo formativo durante o curso e insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.

Sobre o Exame
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.