URCA sedia o XVI Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica (SBCG)
18 de agosto de 2025 - 23:33
Com a temática central “Eventos Extremos, Vulnerabilidades Socioambientais e as Políticas para o Clima: o Sul Global em debate”, a Universidade Regional do Cariri (URCA), juntamente com a Associação Brasileira de Climatologia (ABCLIMA), por meio do Departamento de Geociências e do curso de Geografia, abriu, na noite desta segunda-feira, 18, o XVI Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica (SBCG).
Com o Salão de Atos lotado, o simpósio reúne participantes de estados brasileiros e palestrantes e estudiosos da temática no Brasil. A palestra de abertura trouxe uma ampla análise do tema principal, com avaliação das condições atuais e o que vem sendo ocasionado em função da emergência climática, com a conferência do professor Francisco de Assis Mendonça, da Universidade Federal do Paraná, com Doutorado (Clima e planejamento urbano – USP, 1995) e Pós-doutorado (Epistemologia da Geografia – Université Sorbonne/Paris I/França, 2005.
O Reitor da URCA, Professor Carlos Kleber de Oliveira, realizou a abertura do evento, com a Pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da URCA, Juliana Maria Oliveira Silva, Coordenadora geral do simpósio e docente do curso de Geografia, além de Diretora de Comunicação da Associação Brasileira de Climatologia (2023-2025).
A mesa de abertura ainda contou com a Vice-Reitora da URCA, Professora Socorro Vieira, o Professor Edmar Pinheiro, representando o curso de Geografia da URCA, coordenador do Laboratório de Ensino de Biogeografia e Ecologia Política (LEBEP), além do Professor Emerson Galvan, Professor da Universidade de São Paulo que atua na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, Climatologia e Microclimatologia, e o Diretor Presidente da ABCLIMA, Prof. Dr. Marcelo de Oliveira Moura/UFPB.
As questões climáticas estão bastante em evidência e sendo debatidas em variados setores da sociedade, perpassando por questões econômicas, políticas, sociais e ambientais. O evento convida para o debate as diferentes esferas nas quais a climatologia geográfica se insere, seja nas discussões acerca das alterações climáticas ao nível global ou na escala local; nas relações e interdependências da climatologia com os sistemas produtivos agrários; no emprego de novas técnicas na elucidação da dinâmica atmosférica; nas interfaces entre a atmosfera e a superfície e a crescente vulnerabilidade de uma sociedade cada vez mais em situações de risco climático. A escolha da cidade do Crato como sede do evento ocorreu na assembleia da Associação Brasileira de Climatologia durante o XV Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica, na cidade de Guarapuava, Estado do Paraná, em 2023.
O evento conta também com a organização do Laboratório de Análise Geoambiental / DEGEO / URCA e iniciou com programação em campo nos dias 16 e 17 de agosto, com encerramento no próximo dia 22. Entre os pontos a serem trabalhados durante as discussões, estão Mudança Climática, Variabilidade, Ritmo e os Eventos Climáticos Extremos; Modelagem e Tecnologias para a Análise climática; Climatologia e o Planejamento socioambiental Urbano; Padrões e especificidades climáticos dos ambientes semiáridos: Clima e conhecimento popular: memória e aspectos socioculturais; As diferentes abordagens da Bioclimatologia Humana.