VII Semana de Direito do campus Iguatu é aberta na noite de ontem

22 de novembro de 2016 - 15:34

A VII Semana de Direito do Campus Iguatu da Universidade Regional do Cariri (URCA) foi aberta na noite de ontem (21/11), no Auditório do Campus Multi-Institucional Humberto Teixeira. O evento que tem como tema “Direito para quê?”, tem abordagem política e reflete a descrença no Poder Judiciário com enfoque no atual cenário político brasileiro, especialmente no que tange ao Direito Constitucional e suas diversas ramificações referentes à estrutura política do país.

A Solenidade de Abertura contou com a presença do Diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), professor João Luiz do Nascimento Mota, do Diretor Geral da Unidade, professor José Ivo Ferreira de Souza, da Coordenadora do Curso de Direito, professora Elizabeth Rodrigues, do Coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas, professor Helmo Meneses, do representante institucional do Centro Acadêmico, o Discente Filipe Costa e da representante do Corpo de Discente, Valdízia Lima.

 

O Diretor Geral da Unidade ressaltou a importância da Semana do Direito para os debates que a sociedade brasileira está sendo convocada a realizar na perspectiva da defesa da democracia em um cenário adverso na política em que se observa a negação de direitos, a criminalização dos movimentos sociais e a judicialização da política.

 

O Professor João Luiz do Nascimento Mota representou o Reitor da URCA, Professor Patricio Melo, e trouxe ao evento a perspectiva acadêmica, falando da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Para a Professora Elizabeth Rodrigues, o evento é de suma importância para o crescimento do Curso. Ela agradeceu ao Colegiado de professores e alunos o envolvimento para a organização do evento.

 

O Presidente da Subseção da OAB, Marco Antônio Sobreira, ressaltou a importância do curso de Direito para a advocacia na região Centro-Sul, anunciando a doação de 500 livros pela OAB para o Curso de Direito. O representante do Centro Acadêmico agradeceu o envolvimento dos alunos na organização do evento, já considerado o maior realizado pela Unidade.

Momento de muita emoção na noite foi a homenagem feita ao Reitor, in memorian, da URCA, Plácido Cidade Nuvens. Por solicitação do Centro Acadêmico, foi denominada a VII Semana de Direito de Semana Plácido Cidade Nuvens, através de Portaria conjunta da Reitoria e da Direção da Unidade.

 

O professor Ivo Ferreira apresentou a biografia do Ex-Reitor, destacando a sua contribuição quando Reitor para a conquista da Gratuidade dos Cursos do Campus Iguatu e a sua postura política para viabilizar as condições para a construção do Campus Multi-Institucional.

 

Por essa razão, a Unidade, através da Direção, Centro Acadêmico, professores e alunos encaminham nesta Semana de Direito Moção de Solicitação para o Secretário Inácio Arruda para denominar o Auditório do Campus Multi-Institucional Humberto Teixeira, de Auditório Plácido Cidade Nuvens. O evento continua até sexta-feira (25) com palestras, mini-cursos e apresentações de trabalhos científicos.

Descrição: https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif