Violência contra a mulher: Caderno Temático é lançado na URCA e subsidia novas pesquisas

4 de maio de 2018 - 21:19

images/stories/lanamento caderno observtrio2.jpg

O Caderno Temático com dados da Violência contra a Mulher da Região do Cariri foi lançado na última quarta-feira, 2, no auditório do GeoPark Araripe. O material é resultado do trabalho realizado por pesquisadores, através Observatório de Saúde Pública do Governo do Estado do Ceará (ESP), por meio da Diretoria de Pós-Graduação (DIPSA).

Segundo a coordenadora do Observatório, Greyce Alencar, a finalidade desse trabalho por meio do Observatório é contribuir com a transformação social. Ela fez uma abordagem sobre o objetivo do trabalho, além de expor informações relacionadas ao que foi feito para os levantamentos dos dados e análises que servirão como base fundamental, para observar a realidade dos casos de violência cometidos na região. Conforme a coordenadora, os números são considerados altos em termos de Brasil, principalmente na cidade do Crato, que se mostrou em números mais elevados, em relação às três cidades observadas, incluindo Juazeiro do Norte e Barbalha.

Conforme a coordenadora, os dados poderão embasar mudanças e auxiliar no processo de construção de políticas públicas. Com isso, dando base para se conhecer as raízes, os problemas, a violação dos direitos humanos na região. Greyce destaca a atuação também na vertente de extensão, com campanhas, oficinas, palestras, cursos e capacitações relacionados não somente à questão da violência contra a mulher.

images/stories/lanamento caderno observtrio1.jpg

Cartografia

Para o Reitor da URCA, Professor Patrício Melo, as mulheres têm sido vítimas na região do Cariri, de modo, infelizmente, preferencial. Ao destacar o lançamento do caderno, ele ressalta a importância do trabalho por trazer uma avaliação ampla das motivações dos casos de violência, atores envolvidos, perfil psicológico e social, nível de formação e renda, entre tantos outros aspectos analisados. “Uma espécie de cartografia social para compreender os fenômenos situados no território”, explica.

A abertura dos trabalhos contou com palestra da idealizadora do Observatório e representante da Escola de Saúde Pública (ESP), Professora Lourdes Góes, além da coordenadora do Observatório, Greyce Alencar, e a professora Socorro Vieira, Pró-Reitora de Assistência Estudantil da URCA. Ainda esteve presente o Vice-reitor da Instituição, Francisco do Ó de Lima Júnior.

Institucional

Patrício Melo ainda destacou o processo acadêmico para buscar a compreensão desses fenômenos. Além do ensino, pesquisa e extensão, tripé de trabalho da universidade, o Reitor afirma que a URCA foi mais além. “Nenhuma outra instituição produziu tantas ações de educação, com coletas de informações e esclarecimento à sociedade regional, quanto à URCA”, diz.

Segundo o Reitor da URCA, o Observatório pode ser compreendido como um ambiente situacional, por conhecer os indicadores e trabalhar os novos”, afirma. Com isso, ele afirma que a Universidade está cumprindo o seu papel com esse debate, para elevar o nível de discussão e envolver os formadores de opinião. Conforme Patrício Melo, há outros eventos e debates importantes como o Artefatos da Cultura Negra, onde também é tratada a questão da mulher negra.

A Professora Lourdes Góes realizou palestra sobre Violência Contra as Mulheres: Uma Visão Panorâmica, trazendo dados nacionais relacionados a essa questão, com uma breve análise, além de possibilitar um entendimento maior para se compreender o contexto em que o Cariri, incluindo suas principais cidades, está inserido nesse processo. Após as palestras, foi realizada a distribuição dos cadernos para o público presente.

A coordenadora do Observatório ainda ressaltou a importância desse documento, que representa o caderno, com os dados contextualizados, para subsidiar ações e práticas, na perspectiva de redução dos números e combate à violência.

images/stories/lanamento caderno observtrio3.jpg

# PDF do Caderno