URCA atua na articulação para implantação do NUCEVID, em Crato
18 de agosto de 2025 - 11:25
O Observatório da Violência e dos Direitos Humanos da Universidade Regional do Cariri (URCA) recebeu a visita de operadores do Direito vinculados ao Tribunal de Justiça
do Estado do Ceará, Dr. César Morel Alcântara, Dra. Maria Lúcia Vieira, Juízes de direito e a Desembargadora Dra. Vanja Fontenele Pontes. A visita guiada, ocorrida no último dia 13, teve como objetivo conhecer a rede local de apoio e as instituições parceiras previamente mapeadas durante a reunião de planejamento, em preparação para a implantação do Núcleo de Combate à Violência Doméstica (NUCEVID), no município do Crato.
A criação do NUCEVID representa um avanço significativo para a região do Cariri, ao fortalecer o enfrentamento à violência doméstica contra a mulher por meio de ações integradas entre sistema de justiça, universidade e equipamentos sociais locais. O núcleo atuará na promoção de direitos, acolhimento às mulheres em situação de violência e articulação de políticas públicas voltadas à proteção e à prevenção da violência de gênero.
O Observatório da Violência e dos Direitos Humanos da URCA desempenha papel estratégico nesse processo, oferecendo suporte técnico, produção de dados e articulação entre comunidade acadêmica e movimentos sociais. Sua atuação contribui diretamente para a construção de políticas mais eficazes e sensíveis às realidades locais.
Segundo a coordenadora do Observatório, professora Drª Grayce Alencar, receber os operadores do Direito é um passo importante na consolidação de uma rede comprometida com a justiça social e o enfrentamento à violência contra a mulher na região. A implantação do NUCEVID em Crato é uma conquista coletiva, e o Observatório se coloca como espaço de produção de conhecimento e articulação entre os diversos atores que atuam na defesa dos direitos humanos.”
A visita institucional reforça parcerias e cooperação entre NUCEVID e Observatório da Violência URCA com possíveis desdobramentos que incluem capacitações intersetoriais, ações educativas e o fortalecimento da rede de proteção às mulheres. A expectativa é que, com a implantação do NUCEVID no Crato, novas práticas de enfrentamento à violência doméstica sejam consolidadas, promovendo justiça, dignidade e cidadania para toda a região do Cariri.