X Artefatos da Cultura Negra terá programação nesta quarta-feira, na URCA

25 de setembro de 2019 - 08:54 #

Será realizada na noite desta quarta-feira, a partir das 19 horas, na Universidade Regional do Cariri (URCA), campus do Pimenta, em Crato, a décima edição do Artefatos da Cultura Negra. O evento é uma parceria da URCA com a Universidade Federal do Cariri (UFCA). O objetivo do Artefatos, que acontece de 23 a 28 de setembro, é fortalecer a construção de uma educação antirracista e ampliar a compreensão e a participação da presença negra e das africanidades na história e na cultura brasileiras.

O evento ainda conta com a parceria do Instituto Federal de Educação do Ceará em Juazeiro do Norte (IFCE), com o Grupo de Valorização Negra do Cariri (Grunec), Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Relações Étnico-Raciais (Negrer) e com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígena (Neabi).

Na segunda-feira foi realizada uma programação de shows no Teatro Patativa do Assaré – Sesc de Juazeiro do Norte, e para esta quarta-feira, acontece a programação na UFCA. Estão previstas, para a manhã de quarta-feira (24), no campus Juazeiro do Norte, a mesa de abertura do evento e a palestra “A branquitude acadêmica, a invisibilização da produção científica negra, o brancopesquisador e a salvação de si”, com o professor da Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Lourenço Cardoso.

Até o sábado (28), o Artefatos de Cultura Negra promoverá oficinas, cine-debates, rodas de conversa, minucursos, palestras, mesas redondas e atividades culturais – todos com a temática da negritude e das africanidades. Reunindo ativistas do movimento social negro, pesquisadores, professores e estudantes, em diversos espaços culturais do Cariri, o Artefatos busca colocar em prática o combate ao racismo, criando um território de trocas de saberes entre academia, escolas, movimentos sociais, mestras e mestres da cultura, artistas e comunidades tradicionais.

O Congresso Artefatos da Cultura Negra tem se constituído enquanto espaço importante de formação política, pedagógica e cultural, pautando a necessidade de construção de uma educação antirracista que positive a presença negra na história e na cultura brasileira, ao tempo em que aponta proposições no campo das políticas públicas para a superação das desigualdades raciais.

O Congresso tem caráter interdisciplinar e diálogo estreito com os grupos que preservam a cosmovisão africana no Cariri cearense. Com formato itinerante, tem percorrido, nos últimos anos, os municípios de Fortaleza, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Brejo Santo, Salitre, Porteiras e Potengi, em áreas urbanas, rurais e quilombolas.

Na sua última edição, em 2018, o evento contou com um trabalho de mobilização, sensibilização e formação que antecedeu os dias do Congresso. Foram realizadas atividades formativas no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, na cidade de Cajazeiras/Paraíba; vivências pedagógicas no campus da Universidade Federal do Cariri – UFCA, em Juazeiro do Norte/Ceará; vivências pedagógicas e atividades culturais em comunidades quilombolas do Cariri cearense e a realização da I Mostra Itinerante de Cinema Africano que em parceria com o Fórum Itinerante de Cinema Negro (FICINE/RJ) levou produções africanas e rodas de conversa para 08 (oito) localidades diferentes: escolas, centros culturais, quilombos, praças, ONGs e outros.