X Ginastrada realizada na URCA
20 de dezembro de 2018 - 16:30
Com o tema “A condição natural dos corpos não é o repouso, mas o movimento” foi realizada nesta quinta-feira (20/12) a X Ginastrada do curso de Educação Física da Universidade Regional do Cariri (URCA), no Ginásio Poliesportivo.
A X Ginastrada foi um evento para avaliação da disciplina da Metodologia do Ensino da Ginástica I, que abordou toda a evolução histórica da ginástica, com um conjunto de exercícios que favorecem a aptidão física, discutiu as escolas antigas, os sistemas e o conhecimento das diversas manifestações.
O evento teve início com a entrada dos participantes cantando o hino nacional com o hasteamento das bandeiras. Após, ocorreu as apresentações de coreografias de ginastica acrobática e rítmica de cinco grupos, com os temas arco, bola, corda, fita e maça.
A Ginastrada contou com a presença da Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Socorro Vieira; Coordenador do curso de Educação Física, Hudday Mendes; Coordenador do evento, Cavalcanti da Silva; Servidora da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, Marlene Menezes; e do professor Rhimaykon Lima.
O professor Cavalcanti da Silva destacou a importância da prática de exercício para qualidade de vida. “É importante que a gente provenha os nossos alunos desse conhecimento, para que cada vez mais a educação física na educação básica encontre o seu êxito de trabalho, educando o corpo para que essas crianças tenham aptidão física e força de vontade para viver” afirma.
A Ginástica Acrobática é um esporte dinâmico, desenvolve em seus participantes coragem, força, coordenação motora, flexibilidade, habilidades de saltos e equilíbrio, já a Ginástica Rítmica trabalha a capacidade de elasticidade, graciosidade, agilidade e expressão artística. Os acrobatas executam rotinas com a cabeça, mãos e pés dos seus parceiros, criando um esporte belo e ao mesmo tempo intrigante.
O aprendizado deste esporte foi importante por se tratar de uma atividade de grande valor para o desenvolvimento das qualidades físicas básicas do educando na fase do ensino fundamental, e por se caracterizar como uma atividade motora estimulante e diferente no âmbito da educação física escolar.