Matemática

Licenciatura Plena em Matemática

Campus: Campos Sales / CE
Titulação: Licenciatura Plena
Turno: Noite
Vagas: 40

 

Campus: Juazeiro do Norte / CE
Titulação: Licenciatura Plena
Turno: Noite
Vagas: 40

 

PERFIL DO CURSO

A habilitação “Licenciatura em Matemática” deve, quanto às funções que os egressos poderão exercer no mercado de trabalho:

-Propiciar a formação profissional mínima de professores de Matemática para o Ensino Fundamental e Médio;

-Propiciar uma visão ampla do conhecimento matemático e pedagógico, de modo que este profissional possa especializar-se posteriormente em áreas afins, tais como na pesquisa em Matemática, Educação Matemática, Educação, nas Engenharias etc, ou nas áreas de Administração Escolar.

Quanto à capacidade de adaptação dos egressos às evoluções no Ensino de Matemática e de suas tecnologias:

-Desenvolver valores no futuro profissional, como a busca constante pelo saber, o bom relacionamento pessoal e de trabalho, através de habilidades de comunicação, organização e planejamento de suas atividades;

-Limite de integralização do curso: mínimo de 04 (quatro) anos e máximo de 07 (sete) anos. Profissionalização: as áreas de atuação do Licenciado em Matemática, são o Magistério de Matemática e Física.

 

Perfil do Candidato

A capacidade de abstração e transcendência são características intrinsecamente humanas. Desde os tempos mais remotos o homem primitivo usou dessas capacidades para produzir matemática. Essas manifestações da mundaneidade do homem com respeito à matemática se perpetuam até os nossos dias em ocasiões em que ele busca resolver determinados problemas lançando mão da matemática como instrumento. Partindo-se desse pressuposto, o vestibulando na área de Matemática, deve manifestar o gosto e o fascínio pelas “generalidades”, pelas “leis” matemáticas que se apresentam na natureza, além do poder razoável de reflexão em que seja necessário a utilização de raciocínio: lógico quantitativo, lógico analítico, lógico simbólico, lógico crítico.

Além disso, ele deve apresentar concepções positivas e edificantes com relação ao ofício de ser um professor de Matemática e consciência de sua escolha por vocação e não por falta de opção.

 

– Matriz Curricular